quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Gerações

O desenvolvimento da EaD pode ser descrito basicamente em três gerações, conforme os avanços e recursos tecnológicos e de comunicação de cada época.
 
  • Primeira geração: Ensino por correspondência, caracterizada pelo material impresso iniciado no século XIX. Nesta modalidade, por exemplo, destaca-se no Brasil o Instituto Universal Brasileiro atuando há mais de dezenas de anos nesta modalidade educativa, no país; 
  • Segunda geração: Teleducação/Telecursos, com o recurso aos programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. A comunicação síncrona predominou neste período. Nesta fase, por exemplo, destacaram-se a Telescola, em Portugal, e o Projeto Minerva, no Brasil; 
  • Terceira geração: Ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação, a comunicação é assíncrona em tempos diferentes e as informações são armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações da World Wide Web possibilitaram avanços na educação a distância nesta geração do século XXI. Hoje os meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, weblogs, espaços wiki, plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores.

 

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A EAD E SUAS DISCUSSÕES ATUAIS

A EAD (Educação a Distância) inicia-se em meados do século XIX, a partir do desenvolvimento dos meios de transportes e comunicação, principalmente com o ensino por correspondência. Assim a EAD foi modernizando-se e passando pelo processo da Tecnologia Informacional, ou seja, Terceira Revolução Industrial. Toda essa tecnologia formou o curso de EAD on-line, o que deu portas para introdução de grandes instituições nessa concepção de ensino. Atualmente, de acordo com o MEC já são quase um milhão de alunos matriculados nos cursos à distância, e aumentando.
Esses alunos estão cada vez mais interligados, pois as redes sociais também proporcionam essa interatividade. O que todos os professores de todos os seguimentos educacionais deveriam priorizar em suas aulas e deixarem de ser tradicionais. O que faz hoje o ensino de EAD ter uma grande procura nas instituições de ensino é essa interatividade e claro também a mobilidade diante de uma vida tão corrida. Engana-se quem acredita que este tipo de curso é mais fácil. A EAD, pelo contrário, requer uma organização completa em seus estudos, e mais, uma grande responsabilidade, pois assim como temos alunos que não apresentam nenhum tipo de empenho no ensino presencial, também temos no EAD.
A Educação a Distância (EAD) hoje no Brasil está sedo priorizada para todas as pessoas, principalmente aquelas que durante muito tempo por falta de tempo ou dificuldades de cursar uma universidade presencial. Ainda não existe um consenso sobre sua capacidade de preparar um aluno para o mercado de trabalho, mas o que já nos faz refletir é que a educação é dinâmica, ou seja, depende apenas do aluno.
Toda discussão atual da EAD, vem tomando outro rumo, pois as pessoas estão se conscientizando perante a essa forma de estudo. Muitos comentários são motivadores, destacando que depende única e exclusivamente do aluno fazer um ótimo curso. Em alguns comentários, destaca-se como formar um bom professor com o ensino a distância. Parece que o professor ou o profissional de qualquer área é formado dentro do campo universitário. A universidade dá a base para que os alunos possam se preparar e vivenciar a realidade, mas somente o aluno em si tem a capacidade de se tornar um ótimo profissional. Empenhando-se no dia-a-dia.
Por fim, a EAD no Brasil, veio para dar chances a um grupo muito grande de pessoas que sonharam um dia fazer um curso universitário e não conseguiram, também a um grande número de pessoas que sonharam em fazer uma especialização e nunca tiveram tempo ou oportunidade. Esse tipo de ensino deve aumentar, pois vários países do mundo já a utilizam até mesmo na Educação Básica e vem dando resultados. Necessariamente o Brasil começou a dar os seus primeiros passos, mas é preciso mais. A educação da interatividade, o aluno de hoje precisa disso.

Prof. Deivid F. Silva.